Representantes de órgãos de saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (13) no gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves para definir ações contra o Coronavírus em Patos de Minas. Eles tranquilizaram a população, destacando que os dois casos registrados na cidade são apenas suspeitos, mas alertaram que é preciso adotar medidas de prevenção para evitar que o vírus cause danos maiores.
A superintendente regional de saúde, Noemi Portilho explicou que o Comitê vai atuar em quatro eixos: prevenção, assistência farmacêutica, informação e assistência médica aos portadores do Coronavírus. A secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, disse que o comitê fará reuniões semanais para deixar a população bem informada.
Mesmo com todas as medidas de prevenção, segundo Noemi Portilho, não será possível evitar que o Coronavírus chegue a esta região. Ela explicou, no entanto, que é preciso adotar medidas para fazer com que o número de infectados seja o menor possível. Denise sugeriu que as pessoas evitem apertos de mão e beijos ao se cumprimentarem.
O prefeito José Eustáquio explicou que medidas mais drásticas como a suspensão de aulas e de eventos públicos ainda não é necessário e tranquilizou a população informando que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do Coronavírus na cidade.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, foram notificados 313 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 22 foram descartados, 289 estão em investigação como suspeitos e dois casos foram confirmados.
Primeiro caso confirmado em MG
Paciente do sexo feminino, 47 anos, residente no município Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em 20/02/2020 com retorno ao Brasil em 02/03/2020, início de sintomas em 05/03/2020, apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou e está em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (05/03) e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no dia 08/03/2020.
Segundo caso confirmado em MG
Paciente do sexo feminino, 38 anos, residente no município Ipatinga, com histórico de viagem para Israel em 20/02/2020 com retorno ao Brasil em 29/02/2020. Início de sintomas em 29/02/2020, com relato de tosse e febre, com evolução para dor de garganta. Paciente não hospitalizou e está em isolamento domiciliar. Foi realizado coleta de material em 04/03/2020 e envio para Funed com recebimento em 06/03/2020. Resultado de exame positivo para Coronavírus (Sars-CoV-2) em 12/03/2020.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]