Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (28) a 2ª fase da OPERAÇÃO “PRAGA” que mira integrantes de uma quadrilha suspeita de cometer dezenas de furtos e roubos de tratores e implementos agrícolas na região. A operação é fruto de investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Patos de Minas/MG.

As investigações apontaram que no Estado de Minas Gerais a organização criminosa praticou delitos nos municípios de Coromandel, Patrocínio, Nova Ponte, Uberlândia, Indianópolis, Uberaba, Ibiá, Conceição das Alagoas, Tupaciguara, Perdizes, Pedrinópolis, Araguari, Sacramento e Guarda-Mor, totalizando 31 crimes. Estima-se que os prejuízos causados pela quadrilha ultrapassem cinco milhões de reais.

Nesta fase da investigação estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em dois Estados da Federação, sendo nas cidades de Uberlândia/MG, Prata/MG, Rio Paranaíba/MG, Patrocínio/MG e Goiânia/GO.

As investigações possibilitaram a apreensão de mais de 10 tratores, dezenas de implementos agrícolas, motocicletas e caminhões, sendo grande parte já foi restituída aos seus respectivos proprietários. O MPMG já obteve êxito na condenação em 1º grau de integrantes da ORCRIM, cujas penas somam 107 anos.

A operação conta com a efetiva participação do Ministério Público de Minas Gerais (GAECO de Patos de Minas e Uberlândia), Polícia Militar de Minas Gerais (10ª RPM e 9ª RPM) Polícia Civil de Minas Gerais (9º Departamento da PCMG), Polícia Penal de Minas Gerais (10ª e 9ª RISP) e Policiais Civis da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais da Polícia Civil de Goiás/GO.