As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil visitaram os comerciantes.

O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Patos de Minas realizaram na manhã desta quinta-feira (26), a “Operação Alerta Vermelha 2018”. A mobilização faz parte do trabalho de conscientização da população quanto a importância de se cumprir as normas de prevenção e combate a incêndio e pânico, principalmente em estabelecimentos de uso coletivo.

Nesta manhã, as ações da Operação Alerta Vermelho se concentraram na avenida Piauí, onde existem diversos pontos comerciais e de uso público. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil visitaram os comerciantes e esclareceram sobre a necessidade de se instalar sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico. Os profissionais também observaram o grau de risco existente em cada ambiente.

Segundo o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e Coordenador da COMPDEC, 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta, através de diretrizes e estratégias internacionais, legislações federais e estaduais, o município tem buscado ações concretas para que a população conviva em um ambiente seguro frente à urbanização crescente da cidade, bem como as mudanças climáticas.

“O município busca se desenvolver de forma sustentável e cada vez mais ordenadamente, buscando uma cultura de resiliência a desastres e sensação concreta de segurança das pessoas. A consciência da comunidade para o cumprimento da legislação de prevenção contra incêndio e pânico em edificações coletivas, comércios dentre outras, significa que, em caso de incêndios, acidentes, catástrofes e desastres, a população esteja melhor preparada e menos vulnerável a qualquer tipo de situação de perigo”, explicou o tenente Fernandes.

De acordo com o Coordenador da COMPDEC, é comum em desastres relativos a incêndios e outros acidentes, os bens econômicos e até vidas serem ceifadas e a edificação não possuir nenhum meio preventivo, como extintores e saídas de emergência, treinamento para evacuação a emergências, que caso estivessem efetivadas, poderiam inclusive ter diminuído danos econômicos e mesmo salvando vidas.

Para garantir uma cidade mais segura, segundo o tenente Fernandes, o primeiro passo é fazer com que as edificações estejam regularizadas junto ao Corpo de Bombeiros. Ele explicou que esta é apenas a primeira operação de conscientização realizada em 2018 e que outras ações serão realizadas ao longo do ano.