Dezenas de pessoas foram para o local acompanhar o eclipse.

Dezenas de pessoas foram até a Rua 32 do Bairro Jardim Europa nesta sexta-feira (27) para acompanhar o eclipse através de telescópios espalhados pela via em Patos de Minas. O espetáculo encantou os olhares de adultos e crianças. Foi mais de uma hora de eclipse e, quem foi até o local, também pôde ver os planetas Marte e Júpiter.

Os patenses que foram até o local prestigiar o mais longo eclipse lunar do século, não se arrependeram. O Céu deu um presente às dezenas de pessoas que não tiraram os olhos de lunetas, telescópios e binóculos para acompanhar o fenômeno. Foram quase duas horas de observação.

De acordo com Luiz André Lima, Presidente da APEPA – Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia, outro eclipse assim somente poderá ser visto em 2122. Segundo ele, quando a lua surgiu, ela já estava totalmente coberta pela terra, ou seja, os raios do sol ainda não estavam chegando até ela. "É muito bacana esses eventos assim para a população, é magnífico, a Lua está incrível e este fenômeno está sendo oferecido de graça para nós".

A professora e astrônoma Teresinha Souza disse que é gratificante realizar esse tipo de trabalho. Além de oferecer os telescópios para que o pessoal pudesse acompanhar, ela ainda explicava onde estavam os planetas visíveis e o significado e nome de cada constelação. "São mais ou menos seis anos de profundo estudo, e nós também realizamos trabalhos em escolas, em condomínios e recentemente estivemos em Rio Paranaíba".

Ela ressaltou a importância de se adquirir um equipamento de qualidade para conseguir visualizar tais fenômenos: "Telescópios são totalmente acessíveis a qualquer pessoa. O importante é saber que nem sempre o mais caro é o melhor. A dica é procurar alguém que entenda sobre o assunto para se ter um bom equipamento e não comprar qualquer um na internet".

O Eclipse ocorrido nesta noite se dá pelo fato do alinhamento entre Sol, Terra e Lua segundo Luiz André Lima. "Só é possível ver a Lua por causa dos raios do sol, acontece que a terra passou no meio dos dois, ou seja, a luz do sol não conseguiu chegar até a lua e o que a gente vê na verdade é a sombra da terra refletindo na lua".