A conclusão das obras na Avenida Marabá está prestes a completar cinco meses de atraso. A ordem de serviço foi assinada no dia 25 de outubro e a previsão de término das obras era em 13 meses, ou seja, 25 de novembro de 2020. Embora as obras já estejam bastante avançadas, ainda não há previsão de quando estará completamente pronta. Enquanto isso, motoristas cobram explicações mais celeridade nas obras.

Nossa reportagem percorreu a avenida na tarde desta quarta-feira (07) e registrou imagens que mostram como está a situação da via. Trabalhadores e máquinas espalhados por quase todo o trecho da avenida correndo contra o tempo para entregar o quanto antes a obra. Depois que o poder público solucionou todos os impasses relacionados aos proprietários de terrenos próximos, a população esperava uma maior agilidade na conclusão da obra.

A ordem de serviço foi assinada no dia 25 de outubro de 2019.  A obra orçada em R$ 7 milhões inclui a duplicação do trecho de 3,1km, construção de calçadas, canteiros centrais, rotatórias, ciclovias e rede de água pluvial. O orçamento ainda contempla mais R$ 1,5 milhões para a iluminação do trecho. A previsão era de que a execução do projeto fosse concluída em 13 meses.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas: "em relação à duplicação da Avenida Marabá, a Prefeitura de Patos de Minas esclarece:

- uma das razões para o atraso na obra está ligada a fatores relativos à desapropriação de terrenos para avanço da via. Esse processo é lento e, antes de regularizado, impede o andamento na execução dos serviços;

- além disso, as obras de extensão de rede estão atrasadas especialmente devido a cancelamentos de serviços por parte da concessionária de energia elétrica. Embora a primeira solicitação para retirada de postes tenha ocorrido em outubro de 2020, o serviço não foi concluído, impossibilitando que seja dada continuidade à obra;

- o período de chuva é outro fator que deve ser destacado, pois várias frentes de trabalho ficaram limitadas para evitar serviços duplicados e perda de material."