Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o 13º salário no dia 30 de novembro. A segunda parcela vence no dia 20 de dezembro. O abono natalino, segundo o Dieese, vai injetar R$ 212 bilhões na economia brasileira. Para quem recebe o benefício, no entanto, é preciso ficar atento à melhor forma de utilizar esse dinheiro extra. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) fizeram um levantamento sobre a intenção dos trabalhadores brasileiros.
A pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que 23% dos trabalhadores devem usar 13º salário com presentes de Natal. O recebimento do Abono Natalino é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira, 27% disseram que vão economizar. O estudo mostra ainda que 17% dos trabalhadores pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas que estão em atraso.
Há ainda 16% dos trabalhadores que vão gastar o recurso durante as festividades de Natal e Ano Novo e 13% que vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz. Outra alternativa que aparece com menos força é guardar o dinheiro extra para cobrir tributos e impostos típicos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo. Além disso, segundo pesquisa, 44% dos consumidores brasileiros vão recorrer a bicos para comprar mais presentes de Natal.
O Coach Financeiro, Fulgêncio Bontempo, orienta a população sobre como melhor investir o 13º. Ele diz que, primeiro, quitar as dívidas, principalmente com cartão de crédito e cheque especial. Depois, aliviar a pressão das contas do início do ano, caso não tenha feito um planejamento durante todo o ano. E, estando com esses dois pontos em ordem, investir. Começar uma reserva de emergência ou ampliar o investimento pra realizar algum sonho.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]