Já foram mais de 37 escolas capacitadas.

A preocupação com a merenda dos alunos é muito grande. A Nutricionista Poliana Almeida, responsável pela Programa Nacional de Alimentação Escolar da Superintendência Regional de Patos de Minas, realizou nos dias 03, 04 e 05 de setembro capacitação para passar informações acerca da manipulação e higiene dos alimentos e pessoal ao preparar a merenda.

O treinamento foi realizado na Escola Estadual Professor Zama Maciel, destinado a todas as Auxiliares de serviços básicos da Zona Urbana e Zona Rural de Patos de Minas. Além das merendeiras, alguns diretores escolares também estiveram presentes.

O treinamento foi realizado com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

O objetivo da capacitação foi de transmitir informações sobre os nutrientes dos alimentos e orientar a forma mais adequada e higiênica para preparar a merenda escolar, realizando um treinamento para as merendeiras com o propósito de melhorar a qualidade da alimentação oferecida nas escolas estaduais pertencentes à regional de Patos de Minas.

"O objetivo geral da capacitação é prevenir riscos de intoxicação alimentar e produzir alimentação de qualidade e o aproveitamento de todos os nutrientes dos alimentos, favorecendo uma merenda de qualidade".

De acordo com a nutricionista, já foram mais de 37 escolas capacitadas. Ela contou que é responsável por 63 escolas em 14 municípios- Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Formosa,  Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas,  Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros e Varjão.