Até pedal de bicicletas, os criminosos usaram para praticar os assaltos. (Imagem: Arquivo Patos Hoje)

O número de assaltos em Patos de Minas teve uma queda considerável em relação a 2014. Enquanto no ano passado, nos primeiros cinco meses, foram registrados 188 roubos, até maio deste ano foram registrados 131 delitos deste tipo. O roubo, conhecido popularmente como assalto, é o crime em que o autor utiliza de violência ou grave ameaça para subtrair o bem da vítima.

O mês de fevereiro foi o menos violento. Foram 15 delitos. Em fevereiro, este número subiu para 21, depois para 32 em março, em seguida voltou a cair para 27 em abril. E em maio o número cresceu mais uma vez. Foram registrados 36 roubos no mês passado, o maior índice já registrado para este mês, se igualando a maio de 2014, o ano mais violento.

Apesar da redução dos assaltos, o número continua alto, se compararmos com 2012, ano em que se começou a divulgação dos dados, e também com 2013, os dois anos mais pacíficos. Em 2012, foram registrados nos primeiros cinco meses 119 roubos na cidade. Já em 2013, o número foi de 108 nos meses de janeiro a maio daquele ano.

E em comparação com outras cidades, a quantidade de roubos em Patos de Minas também se sobressai. Em Patrocínio, nestes 5 meses de 2015, foram 66 roubos. Em Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário 3 assaltos. Na cidade de Lagoa Formosa, foi só um crime desta espécie. Os números foram divulgados pelo governo de Minas Gerais.

Autor: Farley Rocha