O Congresso Nacional vota, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda a Constituição 20/08 que amplia o número de vereadores nas Câmaras Municipais de todo o país. A proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), conhecida como "PEC dos Vereadores", já aprovada na Câmara dos Deputados, altera dispositivos constitucionais relativos ao quantitativo de vereadores, limitando as despesas das câmaras municipais a percentuais sobre a receita anual do município.
A PEC institui 24 faixas de composição das câmaras de vereadores. A primeira faixa fixa o número de nove vereadores para municípios de até 15 mil habitantes. A última faixa determina o número máximo de 55 vereadores para municípios com mais de oito milhões de habitantes.
Patos de Minas, com aproximadamente 140 mil habitantes passaria a ter 19 vereadores, oito a mais que os 11 que compõem a Câmara Municipal atualmente. Um aumento que divide opiniões. Nas ruas, uma parte dos eleitores é contrária à PEC e outra parte a favor.
Se a PEC for aprovada no Congresso nesta terça-feira e se valer já para a próxima legislatura, os novos vereadores serão Otaviano Marques de Amorim (PP), José Lucílo Duda (PT), Lázaro Daniel (PMDB), Adão da CEMIG (PV), Tonhão da COPASA (PTB), Edgar do Nego do Zezinho (DEM), Chico Mendonça (DEM) e Professor Omar (PSB).
Número de vereadores pode passar de 11 para 19 e fazer justiça a Otaviano Marques
O Congresso Nacional vota, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda a Constituição 20/08 que amplia o número de vereadores.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 15/06/2026
- em Policiais
Adolescente "empina" moto emprestada, perde o controle e bate em carro estacionado
- (27)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Policiais
Jovem é preso com barras de chocolate de loja no shopping após Olho Vivo flagrar atitude suspeita
- (1)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Policiais
Motociclista cai sozinho em cruzamento e acaba preso com um dos maiores limites de embriaguez já registrados
- (10)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Cidade
Motorista que provocou acidente em frente à Santa Casa disse que sofreu mal súbito
- (3)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Cidade
Sicoob Credicopa oferece linha de crédito especial para lojistas que aderirem a campanha de descontos
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Regionais
Polícia Civil indicia homem por maus-tratos após agredir cão com chineladas em Araxá; veja vídeo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Regionais
Jovem é morto a facadas em Carmo do Paranaíba; suspeito foi preso pela Polícia Militar horas depois
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Regionais
Caminhão carregado com açúcar capota perto de Catiara e motorista morre preso às ferragens na BR 146
- (10)
- COMPARTILHAR
- 10/06/2026
- em Regionais
Justiça decide que cão dado de presente por marido, durante casamento, deve ficar com ex-esposa em MG
- (24)
- COMPARTILHAR
- 09/06/2026
- em Regionais
Batida entre carretas provoca incêndio, interdita a BR-251 e deixa um morto em Unaí
- (7)
- COMPARTILHAR
- 08/06/2026
- em Regionais
Acidente entre carro e moto deixa jovem ferido e termina com motorista preso por embriaguez em PO
- (1)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Gerais
Motta convoca reunião de líderes para votar PL do fim da escala 6x1
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Gerais
Anvisa mantém suspensão, mas libera parte de lotes de produtos Ypê
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Concorrência do etanol e subvenção fazem preço da gasolina cair
- (1)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Bancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Instituições têm até 15 de junho para aderir ao Fies do 2º semestre
- (0)
- COMPARTILHAR