No primeiro mês de 2013, a cidade registrou 34 roubos. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
O governo de Minas Gerais está disponibilizando na internet um panorama dos indicadores dos vários setores do estado. As informações podem ser acessadas por qualquer pessoa e se referem a vários segmentos da sociedade. Com relação à segurança pública, o que mais chama a atenção é o número de roubos em Patos de Minas.

De acordo com os dados apresentados no site www.mapaderesultados.mg.gov.br , Patos de Minas teve apenas no mês de janeiro 50 assaltos. O número representa um aumento de quase 50% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No primeiro mês de 2013, a cidade registrou 34 roubos. Em todo aquele ano, foram registrados 326 roubos.

Em comparação com cidades de porte semelhante, Patos de Minas também é campeã. Na cidade de Patrocínio, em janeiro deste ano foram apenas 20 roubos. No município de Araxá, o número foi ainda menor: 18 delitos. Ibiá está sendo a cidade com melhor índice deste tipo de crime, apenas 2 roubos no mês de janeiro.

Se mantida esta a média, Patos de Minas pode chegar ao final de 2014 com 600 ocorrências desta natureza: um crescimento de cerca de 85%. O roubo, conhecido popularmente como assalto, é aquele crime em que o autor usa de violência ou grave ameaça para subtrair o (s) bem (s) da vítima. O aumento deste tipo de delito preocupa porque, além de deixar o cidadão sem o bem, ainda causa um forte abalo, isso quando não deixa a vítima machucada.

Autor: Farley Rocha