As artes teatrais do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) do UNIPAM concentram as atividades do grupo TUPAM (Teatro Universitário de Patos de Minas) que por sua vez está ligado a vários projetos, entidades, grupos da comunidade e cursos do UNIPAM que se interessam pela arte, como forma de resgatar a responsabilidade, a cidadania, a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal, profissional, social do ser humano. Esta proposta educativa e social envolve outros espaços além das faculdades do Centro Universitário e as parcerias entre o mundo acadêmico e a sociedade ocorrem efetivamente. Com esse pensamento o NAC estende agora, parcerias com outros grupos de teatro e cria a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS ARTISTAS DE TEATRO de Patos de Minas. (ACAT).

Após lançar o edital de convocação para criação da Associação, o NAC entrou em contato com artistas e amantes da arte teatral e a primeira reunião aconteceu no dia 12 de março, com a presença de 27 artistas. Durante a reunião foi discutido e aprovado o estatuto da entidade, que tem como objetivo principal apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas artístico-cultural e social, promovendo a reinserção de segmentos do público-alvo (família, criança, adolescente, adulto e idoso) e em especial aqueles que se encontram em situação de risco social. Elegeu-se também a primeira diretoria que terá mandato de 02 anos, sendo escolhida para presidente Consuelo Nepomuceno (TUPAM); para vice- presidente, Gracinha Araújo (Companhia Cultural GMOLAH), para tesoureiro, Milton César J. Soares (GRUTAN), e para secretária, Renata Estevam de Brito (TUPAM).

Com uma associação o teatro de Patos de Minas poderá desenvolver projetos especiais e utilizar recursos tais como: palestras, cursos, seminários, workshops, concursos e apresentações em praças e escolas, contribuindo com popularização do teatro.

Essa união dos artistas é de suma importância, pois, abrirá espaços e novos universos para as manifestações da arte e do folclore mineiro. Permitirá o intercâmbio entre outros núcleos de arte e grupos de teatro de outras localidades.

Conforme o artigo 05 do capítulo 02 do estatuto aprovado, a Associação está agora em busca de sócios colaboradores e beneméritos.

Os sócios Colaboradores da ACAT são pessoas físicas ou jurídicas sem impedimento legal, que venham a contribuir na execução de projetos e na realização dos objetivos; e os sócios Beneméritos são pessoas ou instituições que prestam serviços, se destacam por trabalhos realizados na área, ou que doaram algum valor acima de R$6.000,00 (seis mil reais) .
(FONTE:NAC/TUPAM)