O Procon de Patos de Minas criou um Núcleo de Apoio a pessoas superendividadas. Uma iniciativa para auxiliar consumidores que perderam o controle de suas finanças e não conseguem arcar com suas dívidas. Desde que o serviço foi criado, mais de 150 pessoas já foram atendidas pelo órgão.

A Legislação Brasileira define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência. A pandemia da Covid-19, que tirou a vida de pessoas que mantinham sustento da casa e que aumentou os gastos das famílias com tratamentos de saúde, agravou a situação financeira de muita gente.

O Núcleo de Apoio aos Superendividadas do Procon de Patos de Minas tem ajudada muitas famílias a se livrarem das dívidas. Segundo o coordenador do órgão, Rafael Godinho, as audiências são realizadas com todos os credores em conjunto, o que possibilita a realização de acordos que comprometem apenas uma parte da renda do devedor, sem comprometer a sua subsistência.

Além disso, o Núcleo oferece apoio psicológico para as pessoas superendividadas. Segundo Rafael Godinho, muitas pessoas que tem boa fé, mas que não conseguem pagar suas dívidas, acabam adoecendo e até tirando a própria vida por não conseguirem resolver o problema.

Quem está na condição de superendividado e quer resolver o problema pode procurar o Procon de Patos de Minas e solicitar um atendimento gratuito. O órgão fica na avenida Getúlio Vargas, no prédio do antigo fórum.