Durante a reunião, foram eleitas as novas diretorias.
A diretoria da Cooperativa de Crédito Sicoob Credicopa promoveu uma confraternização no início da noite dessa quinta-feira (18) para anunciar a nova diretoria e a instituição da livre admissão. Com a mudança, todas as pessoas físicas ou jurídicas de Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia, poderão participar das vantagens oferecidas pela cooperativa de crédito. O presidente da instituição ressaltou a importância das mudanças para a sociedade.

As mudanças foram definidas na assembleia geral da cooperativa no final do mês de fevereiro. Durante a reunião, foram eleitas as novas diretorias. Ronaldo Siqueira Santos irá continuar como presidente do Conselho da Administração; Simone Braga Queiroz Bicalho assumiu a vice-presidência e os vogais serão Milton Roberto de Castro Teixeira, Aldo Cândido Roriz Júnior, Gilmar Pereira Caixeta e Helvécio Barboza Coelho.

A diretoria executiva, por sua vez, passou a ser coposta por Marcus Augusto Machado Martins, como diretor administrativo, e por Helvécio Barboza Coelho, como diretor financeiro. Já o conselho fiscal será coordenado por Daniel Freitas Rezende, que trabalhará ao lado dos conselheiros efetivos Flávio de Paula Matias e Moisés Elmo Pinheiro. Como suplentes, foram leitos Carlos Henrique Brandão Borges, Eurípedes Gonçalves Martins e Gilson Braga Soares.

Durante a assembleia, ficou definida ainda uma mudança importante na cooperativa. Desde o mês de fevereiro, a instituição está oferecendo seus serviços e benefícios para todas as pessoas físicas ou jurídicas, abrangendo médicos, advogados, clínicas, hospitais, empresas de transportes e de educação, produtores rurais, além do comércio em geral, e até mesmo aqueles pequenos empreendedores como a salgadeira e a confeiteira.

De acordo com o presidente, Ronaldo Siqueira, a transformação vai democratizar ainda mais o crédito na região. E várias são as vantagens para a região. Ele ressaltou que a mudança vai trazer um avanço do campo social, econômico e de prestação de serviço financeiro para Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia, já que a cooperativa oferece diversas vantagens que outras instituições financeiras não disponibilizam.

De acordo com ele, as pessoas físicas ou jurídicas participantes do Sicoob Credicopa têm isenção da taxa de manutenção da conta corrente, agilidade na concessão de crédito, operações de crédito com as menores taxas de mercado, gestão própria por meio da participação nas assembleias, implementação da governança cooperativa, atendimento personalizado e presencial, participação nos lucros, aplicações financeiras com as melhores taxas e produtos e serviços adequados à realidade do cooperado.

O presidente informou que a expectativa para este ano é um crescimento de 25%. Assim, A instituição que possui atualmente mais de 6800 cooperados e mais de 100 milhões em ativos, passará a contar com cerca de 125 milhões de patrimônio. Ronaldo Siqueira ainda aproveitou para ressaltar os projetos sociais que a instituição mantém na cidade como o Projeto Integrar e o Projeto Estar.

O Conselheiro Administrativo, Milton Roberto, salientou a importância da instituição da livre admissão. Segundo ele, a transformação vai possibilitar uma maior expansão da instituição, além de oferecer mais benefícios para toda a população, desde aqueles mais abastados até os mais humildes. Outra conquista importante é o fato de que o dinheiro será investido na própria cidade, não indo para os grandes centros ou até mesmo outros países como acontece com as outras instituições financeiras.

Autor: Farley Rocha