O mosquito Aedes Aegypti continua desafiando o sistema de saúde de Patos de Minas. Mesmo com a queda nas temperaturas, as notificações de casos de Dengue seguem em alta já chegam 5.150, como mostro boletim divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (10). A recomendação é para que as pessoas continuam eliminado os criadouros do mosquito transmissor.

Segundo o boletim desta sexta-feira, os casos de dengue já confirmados em Patos de Minas chegaram a 1.672 e mais de duas mil notificações aguardam resultado de exame. Até o momento, abril foi o mês com mais pessoas infectadas (992), seguido de março (344) e maio (252). Conforme novos exames são concluídos, esses números podem ser alterados.

O grande número de casos de Dengue, associado ao aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias, provocou uma superlotação na UPA de Patos de Minas e a Prefeitura foi obrigada a direcionar atendimentos para Unidades de Saúde da Família. Pelo menos quatro USFs, Itamarati, Sebastião Amorim, Nova Floresta e Padre Eustáquio passaram a funcionar até as 22h de segunda a sexta-feira.

Segundo a Prefeitura, o boletim mostra que a dengue ainda causa preocupação e que as medidas para conter a proliferação do Aedes aegypti precisam continuar. “Nunca se esqueça que o combate ao mosquito começa dentro da sua própria residência e com a consciência de cada um, sobretudo descartando adequadamente materiais que podem acumular água”, ressaltou.