A Polícia Militar e o Centro de Referência da Mulher de Patos de Minas lançaram na manhã desta segunda-feira (23), a “Operação Maria da Penha”. Hoje, 23 de agosto, é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e as ações reforçam o trabalho de conscientização e prevenção à violência contra a mulher.

Embora os principais indicadores relacionados à segurança pública tenham apresentado redução durante a pandemia da Covid-19, principalmente os crimes violentos como roubos e homicídios, a violência doméstica teve aumento em nível nacional. Por isso, a Polícia Militar e o Centro de Referência da Mulher reforçam as ações do “Agosto Lilás”.

Nesta manhã, durante o lançamento da “Operação Maria da Penha” no centro de Patos de Minas, policiais militares e integrantes do Centro de Referência da Mulher fizeram abordagens de homens e mulheres conscientizando a população de que a violência doméstica não é uma situação normal.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Gislene Pereira, orienta as pessoas a denunciarem. Ele explicou que o órgão existe para auxiliar as vítimas, prestando toda a assistência necessária. A Polícia Militar também mantêm em Patos de Minas a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPDV – que atua permanentemente nos casos de violência do doméstica.

Segundo o cabo Paulo, integrante da PPVD, as denúncias podem ser feitas tanto pelo 190 quanto pelo telefone 180, que exclusivo para casos de violência doméstica. Amigos, parentes e vizinhos que presenciarem esse tipo de crime também devem denunciar.