O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Patos de Minas verificaram na manhã desta sexta-feira (30), penúltimo dia de 2022, que o Rio Paranaíba voltou a subir. Ontem ele estava marcando 4,30 metros acima do normal e hoje, as águas chegaram a 4,52 metros.

A elevação de 22 centímetros não preocupa, uma vez que o Rio Paranaíba começa a trazer transtornos apenas com cerca de 9 metros acima do normal. No entanto, o monitoramento constante pode ajudar a prevenir situações desastrosas.

E para deixar o monitoramento ainda mais exato, nesta manhã o Tenente Coronel Duarte, Comandante do 12º BBM, e o Coordenador da Defesa Civil, Tenente Fernandes, instalaram uma nova régua às margens do Rio Paranaíba. Ela poderá medir até 13 metros acima do normal.

De acordo com o Tenente Fernandes, dando continuidade às atividades de preparação e prevenção, a Defesa Civil de Patos juntamente com o Corpo de Bombeiros, instalou réguas Linimétricas, o que irá permitir uma melhor aferição do nível das águas do Rio Paranaíba lá na ponte do Arco. Ele explicou que as réguas lá existentes têm seu acesso limitado por causa da casa que existe no local. O morador nem sempre esta lá e dependendo do nível do rio não tem como acessar o local. Agora, do asfalto é possível vê-la.

Com relação à previsão do tempo, de acordo com o Clima.em.Patos, pode chover nesta sexta-feira (30) até 40 mm em Patos de Minas, o que seria um dos maiores volumes registrados nos últimos dias na Capital do Milho.

E as festas de fim de ano devem ser mais uma vez com chuva em Patos de Minas. Segundo o Clima Tempo, neste sábado (31), último dia de 2022, deve chover 30 mm e no domingo, 1º dia de 2023, deve chover até 15 mm.