Os filhotes estavam em uma caixa de papelão dentro da Casinha do Papai Noel. (Imagens: Erlito Messejana)

Entre tantas caixas de presentes que decoram a Casinha do Papai Noel instalada na Praça do Coreto, uma em especial chamou a atenção na manhã desta terça-feira (02). Ela tinha vida, aliás cinco vidas, cinco filhotes de cães que foram abandonados no local. A Aspaa foi chamada e deu uma destinação para os animais.

Foi o guarda da Casinha do Papai Noel que descobriu a caixa com os cinco filhotes próxima ao pé da árvore de natal. Os cãezinhos, sem raça definida, resmungavam por comida. O Centro de Controle de Zoonoses e a Associação de Proteção Animal e Ambiental foram acionados e deram destino para os animais.

Bonitos e saudáveis, os cãezinhos não tiveram dificuldades para encontrar um lar. Três filhotes foram adotados ali mesmo. Os outros dois filhotes foram recolhidos por voluntários da Aspaa e também deverão ser disponibilizados para adoção.

O abandono de cães, principalmente, filhotes tem se tornado cada dia mais comum em Patos de Minas. A cidade não dispõe de abrigo para receber os animais e a população de rua se multiplica causando muitos transtornos. Os casos de maus tratos também chamam a atenção. Nesse final de semana, um homem de 36 anos foi preso em flagrante depois de ter matado a pauladas uma cadela da raça Pastor Alemão. O crime aconteceu no bairro Abner Afonso.

Autor: Maurício Rocha