Se havia alguma dúvida sobre a eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19, isso já não existe mais. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas mostram que ninguém que tomou as duas doses da vacina contra a doença no município faleceu ou chegou a ficar em estado grave. Os números desta semana mostram que cerca de 12.800 patenses receberam uma das doses da vacina e, mais de 6.200 se vacinaram com as duas doses.

Em entrevista nessa terça-feira (23), a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, explicou que vem fazendo esta pesquisa com os pacientes e, até o momento, ninguém que tenha se vacinado com as duas doses apresentou estado grave ou faleceu por Covid-19. Ela disse que alguns pacientes apresentaram sintomas leves gripais, mas nada foi comprovado.
A Secretária também destacou que houve queda no número de pacientes idosos internados e isso já seria reflexo da vacinação que deve entrar no grupo dos 74 anos nesse fim de semana. De acordo com dados da Prefeitura Municipal, das últimas 20 mortes por Covid-19 na cidade, ocorridas de sexta-feira (19) até essa quarta-feira (24), apenas 4 são de pessoas acima de 70 anos.

A Secretária também salientou que a Covid-19 está muito mais grave este ano, acometendo pessoas mais jovens. Isso pode ser também o reflexo das novas variantes ou cepas do coronavírus, descobertas pelos especialistas. Do início de 2021 até essa quarta-feira (24), Patos de Minas registrou 209 mortes por Covid-19. Nos nove meses de pandemia do ano passado, foram 100, ou seja, menos da metade.

Ana Carolina destacou também o trabalho de testagem e rastreio que será feito a partir de agora. Segundo ela, haverá uma descentralização da testagem e os pacientes poderão fazer o exame nas próprias unidades de saúde. “Após o 3º dia de sintoma, o paciente poderá procurar a Unidade de Saúde, onde será feito o teste do cotonete. O resultado sai em 15 minutos”, disse.

Após o resultado, o paciente será acompanhado e rastreado por meio de um aplicativo de smartphone desenvolvido com o apoio do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Este rastreio do vírus é uma das medidas recomendadas pelos especialistas, desde o início da pandemia, para poder cercar a disseminação.

A Secretária destacou que os números vêm caindo, tanto de infecções quanto de internações, porém os cuidados preventivos, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, continuam sendo fundamentais. Os hospitais continuam lotados e a gravidade da doença está muito maior. Segundo ela, apenas com vacinação e os cuidados poderão vencer a pandemia.

Outra pesquisa que vem sendo feita é sobre os medicamentos usados pelos pacientes. Segundo a Secretária, eles vêm preenchendo formulários para que se possa definir melhor os protocolos. Os órgãos, entidades e hospitais de maior credibilidade do país destacaram nos últimos dias que remédios como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida, ivermectina, azitromicina e colchicina não possuem eficácia contra a Covid-19 e podem causar efeitos colaterais.