A manhã de vacinação contra a Covid-19 nas USFs foi tímida neste sábado (10) em Patos de Minas. O dia está sendo destinado para a imunização de pessoas acima de 45 anos. As doses da vacina foram distribuídas em 14 unidades da cidade. No Projeto Saci, estão sendo aplicadas as segundas doses do imunizante, e com a movimentação grande, as profissionais de saúde tiveram que acelerar.

A Prefeitura Municipal organizou um mutirão de vacinação para este sábado em Patos de Minas. São cerca de 5.000 primeiras doses que já estão sendo aplicadas no braço dos patenses. Nós percorremos alguns pontos de vacinação e registramos uma movimentação tímida por parte da população. Para ser imunizadas, as pessoas ficavam de 5 a 10 minutos na fila na USF do bairro Cristo Redentor e também no Cristavo. Na USF do bairro Sebastião Amorim não teve filas pela manhã.

As pessoas com idades entre 45 e 49 anos podem se dirigir com CPF, documento com foto e um comprovante de residência em mãos e receber a vacina em 14 pontos diferentes da cidade. São eles: USF Alto Colina, USF Limoeiro, USF Nova Floresta, USF Guanabara, USF Gramado, USF Cristo Redentor, USF Ipanema, USF Panorâmico, USF Sebastião Amorim, USF Itamarati, USF Padre Eustáquio, USF Sorriso, USF Brasil, USF Jardim Paraíso.

O Projeto Saci, as pessoas foram em busca da segunda dose. A parte da manhã foi bastante movimentada e as pessoas chegaram a ficar até duas horas na fila. De acordo com a Enfermeira Responsável pela vacinação, Leia Poliane, a expectativa é de vacinar mais de 1000 pessoas com a segunda dose. "Hoje nós estamos correndo muito para imunizar todo mundo. A fila hoje tá gigante, mas nós estamos fazendo o possível pra agilizar o processo e vacinar a população". No local, as doses estão sendo aplicadas da maneira convencional e também pelo drive- trhu.

A vacinação contra a Covid-19 nas USFs de Patos de Minas vai até às 15h00.