Museu de Patos de Minas.
A 6ª Primavera dos Museus é um evento nacional, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, do Ministério da Cultura – MinC, que conta com a participação de várias instituições museais em todo o Brasil. Ele será realizado, em todo o Brasil, entre os dias 24 e 30 de setembro e tem como tema “A Função Social dos Museus”. Conforme Marcos Agostinho, técnico no MinC, o tema da 6ª edição é uma homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, quando houve a ampliação do conceito de museu.

Realizado sempre no início da estação das flores, em uma analogia com o ‘desabrochar’ dos museus, Marcos Agostinho afirma que objetivo do evento é sensibilizar as instituições e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, da mesma forma que acontece na Semana Nacional de Museus.

De acordo com o Ibram, nas cinco edições anteriores a Primavera dos Museus ofereceu mais de 5 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Só em 2011, durante a 5ª edição, foram promovidas 1.779 atividades, totalizando a participação de 310 cidades de todas as regiões brasileiras. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados.

Patos de Minas, mais uma vez, se insere nessa discussão nacional sobre a função social dos museus, temática do referido evento. Este ano, ao longo desta semana, o Museu da cidade irá trabalhar junto à comunidade as seguintes atividades:

a) 24/09/2012 a 26/09/2012 - 14h às 15h30

VISITA GUIADA - Trata-se de um passeio pelas 10 exposições do Museu, onde o guia vai apresentando aos visitantes parte da história de Patos de Minas por meio de seus aspectos sócio-culturais, políticos e econômicos.

b) 24/09/2012 a 28/09/2012 - 12h às 18h

VISITAÇÃO - Por meio de divulgação do evento em mídia local e também panfletagem na porta da instituição, o Museu estará convidando os cidadãos em geral e transeuntes a visitarem o recinto.

c) 27/09/2012 e 28/09/2012 - 14h às 16h

EXIBIÇÃO DE FILME - Será exibido e comentado com alunos do ensino fundamental filme cuja temática esteja ligada a questões museológicas, com o objetivo de despertar o interesse dos mesmos por questões de arte e museus.

O Museu de Patos de Minas, sediado na Casa de Olegário Maciel, nº 78, estará de portas abertas a toda comunidade patense e da região, a fim de divulgar e discutir questões concernentes não só a nossa história e cultura, mas também a função social dessa importante instituição, sobretudo em nossa cidade.

Geenes Valentim, historiador de Patos de Minas que trabalha no museu, contou que o MuP ainda não está funcionando da forma que deveria. Ele disse que precisaria de um aparato tecnológico para transformar o museu em um local mais atrativo e dinâmico. Disse ainda que assim poderia conseguir a participação da população e fazer com que as pessoas reconheçam a própria história e com isso dê mais valor aos patrimônios.

A função do museu seria de levar à população a história patense para que as pessoas reconhecessem sua própria identidade, ajudando a aprimorar os diversos aspectos da cidade. E ele aproveitou para falar sobre o abandono do Cassarão de Santana de Patos. Com relação ao patrimônio centenário, ele reprovou totalmente a destruição. “Não ficaria tão caro e é realmente importante a restauração. Seria uma parte da história que vai embora”, afirmou.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas