Morreu no início da tarde desta quarta-feira (04) o ex-prefeito de Patos de Minas, Dácio Pereira da Fonseca. Ele estava internado no Hospital Vera Cruz quando ocorreu o falecimento.
O velório vai acontecer nesta quinta-feira (05) às 7h, na sala
06, da Funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu. O sepultamento está marcado
também para esta quinta, às 15h, no Cemitério de Santa Cruz.
Dácio Pereira da Fonseca, nascido aos 26 de janeiro de 1933, em Patos de Minas, filho de Ilidio Pereira da Fonseca e Alcena Gonçalves da Fonseca, casado com Dilza Mundim Pereira da Fonseca, pai de 5 filhos, avộ de Il netos e bisavô de 5 bisnetos. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas, Dácio é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo há mais de 60 anos.
Foi professor de História na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, de Direito Usual e Legislação Aplicada na Escola Técnica de Comércio Sílvio De Marco, e de Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Patos de Minas, da qual foi um dos fundadores, sendo o primeiro diretor em 1996/2004. Foi, ainda, um dos fundadores e diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e de Ciências Contábeis.
Além disso, atuou como Delegado Regional de Ensino, hoje Superintendência Regional de Ensino; Conselheiro Estadual da OAB e Vice-Presidente da 45ª Subseção da OAB-MG. Exerceu o cargo de Vereador (1963/1967), e de Prefeito de Patos de Minas (1977/1983), bem como participou de vários movimentos comunitários e sociais em nosso município, como Lions Clube, Conferência Vicentina, presidente da Vila Vicentina Padre Alaor, formação de jovens (TLC) e de conscientização cristã (Movimento de Cursilhos de Cristandade).
É Comendador da "Comenda Dr. Joseph Borges de Queiroz", outorgado pela 45ª Subseção da OAB – MG Patos de Minas, e decano dos advogados, militando em Patos de Minas. Ele trabalhava na Faculdade de Direito de Patos de Minas, com atendimento a hipossuficientes e coordenando estágio de alunos que atendiam toda comarca.
Enfim, Dácio Pereira da Fonseca tinha uma sabedoria admirável, que muito contribuiu para nossa sociedade, como educador, prefeito, advogado, e, que muito contribuiu para a formação de novos profissionais no setor jurídico de nossa cidade.
O Prefeito Municipal de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, lamentou a perda e decretou luto oficial de 3 dias.
Nota de pesar da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM)
A Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) e suas mantidas, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e o Colégio Universitário, manifestam o seu pesar pelo falecimento do Dr. Dácio Pereira da Fonseca, ocorrido, nesta quarta-feira, 04 de setembro.
Dr. Dácio Pereira da Fonseca foi professor do UNIPAM, diretor da Faculdade de Direito e atuou no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição.
O velório será amanhã, quinta-feira (05), a partir das 7h, na Funerária Bom Pastor. Às 14h, ocorrerá missa na Catedral de Santo Antônio.
Aos familiares e amigos, votos de força para que possam suportar a triste dor da perda.