O despejo de lixo e entulho nas entradas e saídas de Patos de Minas tem sido um desafio para os órgãos públicos. O problema ocorre não é de agora e parece sem solução. Nem mesmo uma ação da Polícia Militar de Meio Ambiente, multando infratores, foi capaz de conscientizar toda a população.

Desta vez, a denúncia que chegou ao Patos Hoje é de um verdadeiro lixão que está se formando às margens da BR 365, próximo ao Trevão Leilões. No local, é possível encontrar desde restos de construção civil até móveis e equipamentos domésticos que perderam a utilidade.

A informação é de que o local também está sendo usado para descarte de restos de palha de milho, o que pode trazer problemas no futuro para a compactação do solo. Além disso, o amontoado de lixo polui o meio ambiente e causa um aspecto ruim para quem chega à cidade.

A faixa de domínio da BR 365, que é uma rodovia federal, é de responsabilidade do DNIT. O órgão já fez limpeza neste mesmo local em outras ocasiões. Entretanto, o desrespeito de algumas pessoas persiste.

A orientação é para que aos moradores denunciem esse tipo de atitude. E quem for flagrado despejando lixo e entulho às margens de rodovias, nas entradas e saídas da cidade, além de serem obrigados a fazer a limpeza, também poderão responder por crime ambiental.