Moradores do bairro São José Operário voltaram a denunciar a Copasa pelo despejo de esgoto nas águas do Rio Paranaíba. O caso já tinha sido denunciado pelo Patos Hoje na semana passada e voltou a acontecer nessa quarta-feira (11). Um  vídeo foi gravado no local para mostrar a quantidade de dejetos que estão sendo jogados no rio pela Companhia.

No local existe elevatória da Companhia de Saneamento de Minas Gerais. O equipamento foi construído exatamente para bombear os dejetos para estação de tratamento de esgoto e evitar a poluição do rio, mas não está funcionando da forma adequada. Com isso, os dejetos que deveriam ser carreados para a estação de tratamento são jogados direto nas águas do Paranaíba.

O presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Ivanildo Alves, esteve no local e ficou impressionado com o tamanho da poluição. Como a elevatório recebe esgoto de diversos bairros, segundo ele, o grande volume de dejetos lançado em um único ponto do rio é ainda mais prejudicial para o meio ambiente.

Um morador do bairro São José Operário gravou um vídeo no local, mostrando o despejo de esgoto feito pela própria Copasa. A denuncia foi encaminhada para a Polícia Militar de Meio Ambiente e também para o Ministério Público. As outras elevatórias da companhia de saneamento construídas na cidade também deverão ser fiscalizadas.

A assessoria de imprensa da Copasa informa que corrigiu, na manhã desta quinta-feira, uma falha elétrica na Estação Elevatória de Esgoto, localizada no bairro São José Operário, em Patos de Minas. A expectativa é de que o problema tenha sido solucionado.