Moradores do bairro Jardim Panorâmico tiveram suas casas invadidas pela lama que escorreu da Mata do Catingueiro, após a chuva que caiu em Patos de Minas, na tarde desta terça-feira (22). Segundo os moradores, os transtornos começaram após a construção do Parque Municipal da Mata do Catingueiro.

A Érica Souza mora na rua Maria Clara Caixeta Mendes, adjacente ao Parque Municipal Mata do Catingueiro, no bairro Jardim Panorâmico. Ela viu e registrou o momento que a enxurrada, que saiu de dentro do parque, tomou conta da via. No momento, a chuva estava mais branda, mas foi suficiente para ocasionar o ocorrido.

A enxurrada de lama seguiu até o final da rua Maria Clara Caixeta Mendes e ainda escorreu para outras ruas. A lama invadiu casas e espalhou sujeira pela via. As residências localizadas a direita da rua foram as mais afetadas. No momento da enxurrada, alguns moradores se mobilizaram para impedir a entrada em algumas casas.

Não foi a primeira vez que a enxurrada escorreu pela rua e invadiu as residências. Segundo a Érica, a situação começou após a construção do Parque Municipal da Mata do Catingueiro. Um morador contou que perdeu vários móveis na última vez que a enxurrada desceu do parque e invadiu a residência. Os moradores pedem uma intervenção no local.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, que se pronunciou por meio da seguinte nota:

"A Prefeitura de Patos de Minas tomou ciência da situação no Parque Municipal da Mata do Catingueiro e está providenciando a resolução do problema. Como medida paliativa imediata, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas fará um bolsão de retardo no local, a fim de conter o fluxo de água em situações emergenciais.

Paralelamente, a secretaria já iniciou um estudo técnico para avaliar a vazão da água e definir a solução mais eficaz para o local, seja por meio de um bolsão impermeabilizado ou de uma nova rede de drenagem pluvial."