O despejo de lixo nas entradas e saídas de Patos de Minas tem sido um problema recorrente. Nem a instalação de contêineres em pontos estratégicos tem sido suficiente para evitar o acumulo de sujeira. Basta sair do perímetro urbano para dar de cara com montanhas de lixo. A Prefeitura pede a colaboração da população.

Nessa segunda-feira (15), o trevo da estrada da Serrinha estava tomado pela sujeira. De lixo doméstico a restos de móveis e eletrodomésticos, era possível encontrar de tudo. A poucos metros dali, no trevo de acesso à estrada de Alagoas mais uma montanha de lixo. Nesse caso, os dois contêineres não foram suficientes para tanto lixo descartado.

A Prefeitura informou que é feita a coleta de lixo nesses locais e pediu para que as pessoas utilizem os contêineres. “Existem containers instalados nesses locais para comportar o lixo até que a coleta seja realizada pelo caminhão. Todavia o recipiente muitas vezes está vazio enquanto o chão está sujo, demonstrando falta de respeito e de consciência da população”.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou também que as equipes da Secretaria de Obras Públicas recolhem regularmente o lixo jogado incorretamente nesses pontos, assim como são frequentes as ações da prefeitura no sentido de conscientizar a comunidade quanto a essa questão.

Com relação aos móveis, eletrodomésticos e eletrônicos inservíveis, a Prefeitura lembrou que este tipo de material é recolhido pelo Cata-Treco, não sendo necessário jogá-los em áreas públicas como tem ocorrido nesses pontos citados. O serviço é acionado pelo 3822-9718 (7h às 13h) ou pelo Conecta Patos.