A falta d’água segue afetando alguns bairros de Patos de Minas. Alguns moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima estão desde quinta-feira (19) sem acesso à água. Segundo moradores, no bairro existem duas redes o que ocasiona de alguns moradores, da mesma rua, terem acesso a água enquanto outros continuam sem.
Alguns moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima abrem as torneiras com a expectativa de que vai sair água, porém não é a realidade. A falta d’água afetou diversos comércios além de várias casas. A situação chegou no ponto de moradores irem na casa de familiares e amigos em outros bairros para buscar água.
“Nós estamos vivendo de favores dos familiares e amigos, indo na casa dos amigos para tomar banho, buscar água. Domingo foi um dia muito intenso, lavando roupas na casa de amigos”, afirmou o comerciante Bruno Ferreira. Ele contou que entrou em contato com a Copasa por sete vezes, sempre recebendo a resposta de que a rede está em manutenção.
Moradores relataram que não é a primeira vez que o bairro Nossa Senhora de Fátima fica por mais de um dia sem acesso a água. “Sempre está acontecendo isso, não sei por qual motivo nós não temos esse benefício de ter água todo dia então geralmente no sábado sempre falta água”, explicou o motorista, João Carlos, morador que também sofre com a falta de água.
Paulo José vive uma situação ainda mais complicada, ele se recupera de uma cirurgia e necessita de cuidados. “Não posso dirigir, tenho que estar indo de carona com outras pessoas para me levar na casa de parentes. Não tem água no banheiro para limpar, para lavar. É o que meus colegas falaram, quando a conta chega tem que ser paga”, contou o morador, revoltado com a situação.
O curioso é que na rua Marieta de Barros Valadão, local das residências dos moradores citados, enquanto em algumas casas a água ainda não retornou nas torneiras, em outras a situação já foi normalizada. Isso, segundo os moradores, se deve a existência de duas redes de água no bairro. Enquanto a situação não se normaliza para todos, alguns moradores, que tem acesso a água, estão compartilhando com os que ainda não tiveram o retorno da água. “É uma maneira de a gente ajudar um pouquinho”, afirmou a comerciante ‘Lurdinha’.
Confira a resposta da Copasa a respeito do abastecimento de água:
“A Copasa informa que o abastecimento de água para Patos de Minas está normalizado na maioria da cidade nesta segunda-feira (24/06). Os reservatórios também já apresentam níveis regulares.
Ainda há relatos de intermitências em alguns imóveis dos bairros Abner Afonso, Alto da Boa Vista, Alto da Colina, Alto dos Caiçaras, Alto Marabá, Alvorada, Bela Vista, Chácaras Caiçaras, Estância das Águas, Jardim Califórnia, Jardim Esperança, Jardim Itamarati, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, Nova Floresta, Novo Horizonte, Residencial Caiçaras, Residencial Monjolo, Santa Clara, Sebastião Amorim, Valparaíso e Vila Garcia.
Equipes da Companhia estão realizando manobras para agilizar a recuperação dessas regiões. Caminhões-pipa seguem disponíveis para dar suporte ao abastecimento de áreas prioritárias que não possuem reservação, como instituições de ensino.
A empresa ressalta que, se clientes de algum outro bairro também passarem por intermitências, é importante informar o endereço completo do imóvel diretamente pelos canais de relacionamento da Copasa, para que as equipes sejam enviadas ao local a fim de verificar a situação.
Os canais de relacionamento são gratuitos. São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.”