A água é um dos principais elementos que garante a sobrevivência do ser humano. Segundo especialistas, a água representa cerca de 60% do corpo adulto e 80% em crianças. Além disso, ela é a fundamental no transporte de substâncias como oxigênio, nutristes e sais minerais. A falta d’água pode trazer grandes prejuízo para as pessoas e em Patos de Minas, moradores de alguns bairros vêm sofrendo com esse problema há alguns anos. Segundo eles, não tem um dia que o bairro recebe água por 24 horas seguidas e a conta está sempre mais cara.

Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima encontraram em contato com a redação do Patos Hoje nesta segunda-feira (14) para falar sobre o problema. Fátima Lima enumera os transtornos causados pelo desabastecimento. A moradora explicou que às vezes falta água até para beber em sua casa. “Nós não podemos contar com a água para fazer nada porque não temos a certeza se vamos ter daqui a uma hora” disse ela.

Fátima explicou que não adianta tentar entrar em contato com a Copasa pois a ligação quase nunca é atendida. “Eles não atendem as nossas ligações e quando atendem fazem pouco caso”. A moradora contou que possui uma filha que precisa de cuidados especiais e que o transtorno causado pela Copasa dificulta a qualidade de vida da filha. “Eu preciso dar banho nela de três a quatro vezes por dia além dos outros cuidados. Minha casa está toda empoeirada, as roupas eu não sei como vou fazer para lavar” disse ela.

O Patos Hoje já relatou em várias outras reportagens o drama dos moradores das imediações dos Bairros Nossa Senhora de Fátima e Barreiro em relação à falta d’água. Os moradores pedem providências urgentes por parte das autoridades para que o problema seja sanado de uma vez por todas. Na semana passada, a Câmara Municipal de Vereadores montou uma Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar a atuação da Copasa em relação ao município.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a Copasa e foi informada que o problema será resolvido ainda nesta segunda-feira (14). Veja a íntegra da nota enviada pela Companhia:

“A Copasa informa que, a previsão para a normalização do abastecimento do bairro Nossa Senhora de Fátima e adjacência, em Patos de Minas, é até o final da tarde desta segunda-feira (14/06).
A Companhia esclarece que o desabastecimento na região, foi em função da interrupção do fornecimento de água dos bairros Alvorada, Caramuru, Nossa Senhora de Fátima e Sorriso, para possibilitar aos técnicos da empresa, corrigir o vazamento na rede de água que passa na rua Dona Queta. As demais intermitências do abastecimento ocorridas na última semana também foram causadas pela ocorrência de vazamentos nas tubulações, os quais já foram corrigidos.

A Copasa esclarece que qualquer situação pontual relacionada ao abastecimento ou esgotamento pode ser informada, gratuitamente, 24 horas por dia, em um dos canais de atendimento da empresa:  site www.copasa.com.br , aplicativo Copasa Digital ou pelo telefone no número 115, para que as providências sejam tomadas de imediato”.