Os moradores de um condomínio fechado em Patos de Minas denunciaram uma situação covarde que vem acontecendo no local. Dois gatos foram encontrados mortos por envenenamento nesta segunda-feira (07). Eles disseram que outros animais já apareceram mortos no condomínio e nas imediações. Eles cobram punição para o responsável.

A bióloga, Graciele Gasparoni, moradora do condomínio, que também é defensora da causa animal, falou sobre a situação. Segundo ela, dois gatos foram envenenados, mas também houve a morte de cães. “Os envenenamentos vêm acontecendo com frequência e tirando a vida covardemente de animais dóceis, castrados e com donos”, contou.


Os moradores registraram uma ocorrência policial e não vão deixar a situação impune. Ela disse que uma Associação de Proteção Animal está sendo criada para ajudar a proteger os animais, mas que pretendem a punição do responsável pelos envenenamentos para inibir que outras mortes de seres vivos inocentes venham a acontecer. “Não vamos deixar impune”, disse.

O advogado João Paulo Gontijo, contratado para acompanhar a causa, também falou sobre a situação. Ele destacou que o fato constitui crime e que vai trabalhar para descobrir quem é o responsável. Ele destacou que nas imediações já foram encontrados animais mortos cruelmente com tiro na cabeça, queimados, estuprados e principalmente envenenados.


Ele destacou a criação da Associação de Proteção Animal e pediu para as pessoas, caso vejam algum animal morto de forma violenta, para denunciar na Delegacia da Polícia Civil, no Ministério Público ou no IBAMA. O objetivo é coibir que outros animais venham a ser maltratados no condomínio e nas imediações.

O síndico do condomínio, Luís Fábio Caixeta, frisou que também vai trabalhar para descobrir quem foi o responsável pelas mortes dos animais. Ele informou que há regras sobre os cuidados de animais no condomínio, como mantê-los em casa e, se de porte grande, estar na coleira e com focinheira, e que repudia este tipo de maus tratos. Ele contou que vai enviar documentos para os moradores e vai atuar para encontrar o responsável.