Os moradores do distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, estão indignados com uma situação que, segundo eles, está sendo frequente na comunidade. Eles flagraram nesta quarta-feira (10) um grande vazamento de água no reservatório que abastece o distrito. A Copasa disse que está trabalhando para solucionar e que o problema é pontual.
Os moradores gravaram um vídeo e encaminharam nas redes sociais. O desperdício de água estaria acontece direto. Eles associaram o desperdício aos valores cobrados pela empresa nas contas de água. "Estamos todos indignados. Isso é um absurdo, aí a conta da gente vem cara e vai reclamar com eles, ainda falam que tem um vazamento em casa, mas não vê esse vazamento enorme.", destacaram. Eles lembraram também que pagam a tarifa de esgoto, mas não possuem o serviço..
O Patos Hoje entrou em contato com a Copasa e recebeu a seguinte resposta: "A Copasa informa que técnicos da companhia estão mobilizados para regularizar a situação do reservatório de água de Pindaíbas, distrito pertencente a Patos de Minas, o mais breve possível. O extravasamento de água registrado nesta quarta-feira (10/05) é consequência de uma falha eletromecânica. Em um cenário normal, o abastecimento do reservatório paralisa automaticamente quando sua capacidade máxima de armazenamento é atingida. Quando ocorre alguma disfunção, o sistema não identifica que a unidade está cheia, fazendo-a extravasar. Para evitar a reincidência do caso, equipes irão operar o reservatório manualmente, até a correção da falha.
A empresa esclarece que o episódio não é frequente, não tem prejudicado o abastecimento da localidade e não tem qualquer relação com o valor das contas de água, já que os clientes pagam somente pelo que consomem, volume este que está registrado no hidrômetro de cada imóvel.
A Copasa informa ainda que tem suas atividades reguladas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), que autorizou o reajuste de 15,7% de tarifas de água e esgoto em Minas Gerais a partir de janeiro de 2023. Os valores por faixa de consumo estão disponíveis no site da agência.
A Copasa esclarece também que, em caso de dúvidas em relação aos valores, os clientes devem entrar em contato diretamente pelos canais de relacionamento. As análises das faturas são feitas individualmente, uma vez que cada cliente tem seus hábitos de consumo e número de moradores no imóvel. Por isso, se faz necessária a manifestação individual e as tratativas também individualizadas. Após a análise do consumo e dos valores, a empresa fará contato e dará retorno direto para o cliente da solução ou alternativas para mitigar a situação.
Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento “115”. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h."
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