Moradores da cidade de Lagamar estão revoltados com as frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica. Eles reclamam que o problema vem ocorrendo de forma sistemática e em todas as regiões da cidade. Segundo um dos moradores que fez contato com o Patos Hoje, em um único dia, ele contou 13 piques de energia.

Segundo os moradores, as constantes quedas no fornecimento têm causado inúmeros prejuízos. Quem trabalha com equipamentos que necessitam de energia elétrica, por exemplo, sofre com as constantes interrupções. Outra alegação dos moradores de Lagamar é que as quedas de energia têm provocado a queima de equipamentos.

“Nós, moradores aqui da cidade de Lagamar, não suportamos mais o péssimo serviço que está sendo prestado, principalmente nos últimos dias pela CEMIG, pois tem acontecido com grande frequência piques na energia. Na semana passada, só em um dia, tiveram 13 piques de energia e nessa quarta-feira (13) foram 05 piques, prejudicando os moradores”, disse Renato Silva.

Ele reclamou que tem aparelhos eletrônicos queimando, a Internet fica péssima e com perdas enormes para a população em geral. “Por isso nós solicitamos um posicionamento da empresa para que sejam explicados e sanados esses problemas para toda população, que não aguenta mais essa situação”, concluiu o morador. Ele enviou fotos e vídeos, que mostram parte da cidade no escuro.

O Patos Hoje cobrou explicações da Cemig. A empresa pediu o endereço da reclamação e foi informada de que o problema está ocorrendo em toda a cidade de Lagamar. Alguns endereços dos reclamantes também foram informados, recebendo então o seguinte posicionamento:

De acordo com a Assessoria de Comunicação da CEMIG, as ocorrências de curta duração (piques de energia) registradas nos últimos dias em Lagamar foram causadas por fenômenos naturais, com queda de árvore de grande porte sobre a rede elétrica durante temporal, que rompeu a fiação e causou outros danos ao fornecimento de energia. Mesmo diante de ocorrências de grande complexidade, as equipes da Cemig aturam prontamente e restabeleceram o atendimento por meio de outros circuitos elétricos até a conclusão dos reparos.

A companhia esclarece que os piques de energia são desligamentos de curta duração, geralmente relacionados a causas transitórias, como galhos de árvore em contato com a fiação pela ação do vento, ou a manobras no sistema elétrico destinadas a transferir o atendimento para outros circuitos por necessidade operativa. Embora os piques de energia causem incômodo, são imprescindíveis para evitar interrupção de maior duração e abrangência no fornecimento de energia.

Em caso de danos a equipamentos elétricos relacionados a falha na rede elétrica, os moradores podem registrar solicitação de análise pelos canais de atendimento da companhia, como o aplicativo Cemig Atende e o site – www.cemig.com.br pela internet.