O imóvel fica localizado na Avenida Tomaz de Aquino no Bairro Alvorada.

Os moradores do Bairro Alvorada questionaram esta semana sobre a paralisação da obra do posto avançado do Corpo de Bombeiros/SAMU no Bairro Alvorada. A data para término da unidade estava marcada para o dia 01 de Fevereiro de 2017. Entretanto o local se encontra dominado por todos os lados pelo mato e entulho. Além de profissionais da 4ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, o local iria receber mais dois órgãos, o Samu e um depósito humanitário avançado da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC.

O imóvel fica localizado na Avenida Tomaz de Aquino no Bairro Alvorada. De acordo com um morador próximo ao local, que preferiu não se identificar, há cerca de um ano não se vê movimentação de operários na unidade. O proprietário de um comércio na Avenida disse que até ligou na prefeitura essa semana, mas ainda não teve resposta: “Eu liguei pra eles limparem o mato ali essa semana, me disseram que vinham, mas até agora nada como você pode ver”.

Tanto o morador quanto o comerciante disseram que o funcionamento da unidade seria um benefício sem tamanho para os moradores da região: “Seria bom de mais, às vezes acontece alguma coisa aqui e nós ficamos esperando cerca de 25 a 30 minutos, se eles começarem a trabalhar aqui também seria melhor”.

O posto avançado do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Municipal e na Rua Joaquim das Chagas no Bairro Lagoa Grande próximo a Orla da Lagoa não estão mais funcionando.

O objetivo da construção do posto avançado no Bairro Alvorada é agilizar os atendimentos na parte alta da cidade diminuindo o tempo de resposta aos desastres e desse modo diminuir o período de internação das vítimas em ambientes hospitalares e, principalmente, aumentando a chance de sobrevida das pessoas.

A obra foi iniciada no ano de 2016 com previsão de término para fevereiro de 2017. Com um terreno de 620 metros quadrados e 240 metros quadrados construídos a obra tem previsão de um custo de R$400 mil aos cofres públicos.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas que informou que “a obra está sendo executada com recursos municipais e se encontra em fase final de construção, devendo ser concluída nos próximos meses” .