A explosão aconteceu na tarde dessa segunda-feira (18), em Patos de Minas. O uso de água para apagar o fogo na panela de óleo por pouco não deixou a moradora gravemente ferida. Houve vários danos no teto da cozinha. Os bombeiros orientam a nunca usar água para apagar fogo em panela de óleo.

O fato aconteceu por volta das 15h. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foi acionado via 193 pela jovem moradora para avaliar os danos causados na cozinha de sua residência após sua tentativa de apagar o incêndio em uma panela de óleo quente jogando água sobre óleo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros deslocou-se imediatamente para o local onde encontrou a jovem bastante assustada, mas milagrosamente a mesma não sofreu nenhum ferimento.

Durante avaliação do local, foi possível verificar que acima do fogão, o forro de PVC, localizado a quase 3 metros de altura, ficou parcialmente derretido pelo calor da explosão. Além disso, tanto o forro como parte da parede e até a lâmpada ficaram impregnados pela fuligem.

Os Bombeiros Militares orientaram a jovem sobre a gravidade deste tipo de acidente, onde muitas pessoas sofrem queimaduras gravíssimas. Também ensinaram a forma correta de agir nestes casos. No caso de uma panela com óleo quente venha a se incendiar, as pessoas devem agir da seguinte forma:

Desligue a chama do fogão;

Tampe a panela com a sua tampa ou outra tampa caso esteja disponível;

Caso não tenha uma tampa, molhe um pano de prato, torça o mesmo para eliminar o excesso de água e estenda o pano sobre boca da panela cobrindo toda a sua área de contato com o ar.

Feito isso, o fogo extingue-se sozinho;

Jamais jogue água na panela de óleo em chamas, porque o óleo em chamas reage violentamente com a água criando uma imensa bola de fogo que pode atingir quem jogou água causando graves queimaduras além do risco de alastrar o incêndio para moveis, cortinas ou outros materiais próximos.