A Copasa continua despejando esgoto in natura nas águas do Rio Paranaíba. A denúncia é feita por uma morador do bairro São José Operário, que gravou um vídeo na tarde dessa quarta-feira (01) cobrando providências por parte das autoridades e da Companhia de Saneamento. O problema já foi mostrado aqui no Patos Hoje e a Copasa prometeu solução.

O problema está na elevatória construída pela Copasa no bairro São José Operário. O equipamento tem a função de receber o esgoto coletado naquela região e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto. Mas ao invés disso, uma tubulação que sai da própria elevatória tem despejado o esgoto nas águas do Rio Paranaíba.

Como a elevatória recebe o esgoto coletado de diferentes pontos, o volume de dejetos jogados no Rio Paranaíba impressiona. O mau cheiro também incomoda e o com o período de seca e a redução do volume de água no leito do rio, o problema se tornar ainda mais evidente e preocupante segundo os ambientalistas.

Morador do bairro São José Operário, Walter Silva, tem acompanhado e denunciado o despejo de esgoto no Rio Paranaíba, feito pela própria Copasa, que cobra tarifa mensalmente da população exatamente para evitar a poluição do meio ambiente. Ele encaminhou os vídeos gravados para o Patos Hoje, cobrando uma solução para o caso.

A Copasa já foi denunciada também às autoridades do município pelo despejo de esgoto no Rio Paranaíba. Há alguns dias, a Polícia Militar de Meio Ambiente esteve no local e constatou a denúncia. O Ministério Público também já foi comunicado.

A Copasa informou que técnicos da empresa irão ao bairro São José Operário, em Patos de Minas, ainda nesta quinta-feira (02), para verificação na estação elevatória de esgoto e, se for o caso, tomar as providências necessárias para solucionar a situação.