Um morador encontrou um enorme tamanduá bandeira passeando pelo centro de Patos de Minas na manhã desta segunda-feira (16). O animal entrou em um terreno baldio, mas o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu fazer a captura.

O tamanduá bandeira foi visto caminhando pela rua Juca Mandu. O morador conseguiu até registrar o momento em que ele entrava no terreno baldio. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o local foi cercado. O tamanduá tentou se abrigar em meio à vegetação e correu, mas acabou sendo localizado.

Os bombeiros só conseguiram capturar o animal quando ele já estava na rua Pedro de Castro. O tamanduá é adulto, parecia saudável, mas foi encaminhado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Patos de Minas – CETRAS. Os profissionais do órgão vão cuidar do animal até que ele esteja pronto para ser devolvida à natureza.

Os tamanduás são comuns nesta região do país. A presença dessa espécie no perímetro urbano, no entanto, mostra um desequilíbrio. Esse tipo de animal se alimenta de insetos, como formigas e cupins. Com as queimadas e o desmatamento, os tamanduás são obrigados a percorrerem outros ambientes em busca de comida, ficando mais vulneráveis à ação de predadores. No Rio de Janeiro e No Espirito Santo esta espécie já está em extinção.