O Monumento ao Homem do Campo está de volta à praça da avenida Getúlio Vargas. A escultura foi restaurada e devolvida ao lugar de origem na manhã desta segunda-feira (22). Com um pedestal mais alta, a escura ficará mais protegida dos atos de vandalismo.

A escultura popularmente, chamada de "Homem do Balaio", foi retirada pela Prefeitura, depois de ser danificada, mais uma vez, por um ato de vandalismo. Ela foi levada para o Museu da Cidade de Patos de Minas, onde foi restaurada. O braço que havia sido quebrado, foi recolocado no lugar, assim como o cigarro de palha.

Assim como havia prometido, nesta segunda-feira (22), antes das comemorações do aniversário da cidade, que vão acontecer neste local, a escultura em homenagem ao homem do campo volta a enfeitar a avenida Getúlio Vargas. Com o pedal aumentado em mais de um metro, a expectativa é de que a escultura permaneça preservada.

O Monumento ao Homem do Campo foi construído pelo escultor espanhol Antônio Dias Lopes em 1961 e é tombado pelo Patrimônio Histórico do Município.