A audiência com o ministro foi solicitada pelo deputado federal, presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade, no final de janeiro, sugeriu a união das lideranças da região para solucionar o problema. Além de Antônio Andrade, participaram da audiência os deputados federais Gilmar Machado (PT) e José Humberto Soares (PHS), os prefeitos Edson Machado (PMDB - Lagoa Formosa), Fabiano Magela (PP - São Gonçalo do Abaeté), Rafael Detoni (PSC - Varjão de Minas), Orlando Fialho (PMDB - Vazante), José Eustáquio (DEM - vice-prefeito de Patos de Minas). Uma equipe da TV Integração e uma equipe da NTV acompanharam a reunião.
A BR 365 se tornou motivo de preocupação para as autoridades da região e de muita reclamação por parte dos motoristas. O trecho de cerca de 130 KM entre Patos de Minas e a BR 040, principal ligação entre o Triângulo Mineiro e Nordeste do país, ficou praticamente intransitável com as últimas chuvas. Enormes crateras dificultavam a viagem e davam muitos prejuízos para os motoristas. Uma operação tapa-buracos está em andamento, mas a rodovia necessita de uma restauração completa, como ocorreu em outros trechos.
O deputado federal Antônio Andrade mostrou ao ministro dos transportes e ao diretor do DNIT a importância da BR 365 para o desenvolvimento do país, devido à ligação do Sudeste ao Nordeste e pediu a realização dos investimentos necessários. “Solicitamos um trabalho semelhante ao que foi feito na BR354, ou seja, uma restauração completa do trecho", frisou o parlamentar. De acordo com ele, a obra precisa suportar o tráfego pesado da estrada”.
A resposta do ministro veio da forma em que as lideranças esperavam. Paulo Passos foi enfático ao afirmar: “Pode assegurar, deputado, que estamos cientes do problema e vamos resolvê-lo. Vamos dar segurança e conforto ao usuário. Faremos uma obra que garanta vida útil de, no mínimo, cinco anos para o trecho. Na próxima estiagem, haverá uma empresa mobilizada para isso”.
Na avaliação de Antônio Andrade, a união de forças deu certo. “Foi uma audiência suprapartidária, com deputados e prefeitos de vários partidos. Ninguém estava interessado em fazer política partidária, mas em beneficiar a região. Esta atitude é fundamental para o desenvolvimento do Alto Paranaíba”, acrescentou.
A partir de agora as obras terão três fases: a primeira está em andamento com a operação tapa buracos. Na segunda será feita a restauração dos pontos mais críticos. E na terceira será feita a restauração total do trecho. O processo de licitação para fazer o serviço mais pesado deverá ser aberto em 60 dias.
Autor: Maurício Rocha
Fotos e fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Antônio Andrade
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