O leitor registrou a situação e encaminhou as fotos para a redação do Patos Hoje.
As condições em que uma criação de porcos está sendo mantida tem sido motivo de preocupação para órgãos ambientais e alvo de denúncias. O leitor registrou a situação e encaminhou as fotos para a redação do Patos Hoje. O caso, no entanto, já vem sendo alvo da Polícia Militar de Meio Ambiente a mais tempo. Agora o Ministério Público também entrou no caso.

A propriedade fica próxima ao Aterro Sanitário. Os porcos são mantidos soltos e há denúncias de que a alimentação que eles consomem não é das mais adequadas, contendo inclusive restos de outros animais. Além disso, a fazenda vem recebendo entulho e lixo e os animais ficam expostos a muita sujeira.

O caso chegou à Polícia Militar de Meio Ambiente há mais tempo. De acordo com o tenente Fernandes duas fiscalizações foram feitas no local nos últimos meses sem que nenhuma providência fosse tomada. Nas duas situações, o produtor foi multado pela poluição ambiental existente na propriedade.

Esta semana, a Polícia Militar de Meio Ambiente voltou à propriedade e constatou as irregularidades. Desta vez, a denúncia de poluição ambiental foi encaminhada ao Ministério Público que deverá promover ações para resolver o problema.

A Vigilância Sanitária também deverá ser acionada para verificar as condições em que os porcos estão sendo criados e se o abate e consumo destes animais não trazem nenhum risco para a saúde humana.

Autor: Maurício Rocha