Montaria em touro durante a Fenamilho. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ingressou com uma ação na justiça na tarde desta terça-feira (26) pedindo a não realização do rodeio na Fenamilho 2015. A ação contra o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas argumenta que a prática de rodeio configura maus tratos a animais. A ação corre na 1ª Vara Cível da comarca de Patos de Minas.

A ação foi proposta pelo promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Jr. De acordo com a ação, a competição geralmente usa de meios e instrumentos como sedem, esporas e até equipamentos de choque para deixar os animais mais irritados o que acabam por abusar e provocar maus tratos aos animais, o que é proibido.

Ele, no entanto, ponderou que a intenção não é impedir a realização da Fenamilho e sim apenas a prática do rodeio. O representante do Ministério Público argumentou que a festa possui diversas outras atrações que tornam desnecessárias as competições envolvendo animais. José Carlos informou que em várias outras festas já não se promove mais a prática de rodeio.

Como a ação foi proposta nesta terça, o Sindicato dos Produtores Rurais ainda não teve conhecimento do conteúdo do processo. Mas adiantou que caso a decisão seja desfavorável que vai recorrer. O valor da causa foi estipulado em R$ 180 mil. O rodeio é uma das atividades mais tradicionais da Festa do Milho que chega a sua 57ª edição. A decisão da ação civil pública deve sair nos próximos dias.

Autor: Farley Rocha