Cerca de 7.500 pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas. Nessa terça-feira (02), a Prefeitura iniciou o calendário de vacinação dos idosos com menos de 90 anos. Os especialistas alertam, no entanto, que os cuidados para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus devem ser mantidos mesmo após a imunização.

Gabriel Fernandes, pesquisador da Fiocruz, enumerou diversos motivos para que a população continue mantendo os cuidados. Segundo ele, cada organismo reage de uma forma diferente à vacina. Além disso, o pesquisador explicou que o imunizante leva pelo menos 14 dias para começar a fazer efeito.

“O que é essencial lembrar é que algumas pessoas não vão responder à vacina. Nenhuma vacina tem eficácia de 100%. Então você tem uma chance ainda de ficar doente. E ainda mais, a vacina não foi feita para eliminar a infecção. Ela foi feita para diminuir a doença. Então você pode se infectar, mesmo não ficando doente e transmitir para outra pessoa”, explicou o pesquisador.

Por isso, Gabriel recomenda que todas as pessoas continuem adotando os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde – OMS. “É extremamente importante que todas as pessoas que já se vacinaram mantenham todos os cuidados. Usar máscara, evitar aglomerações, porque a vacina não é um pacto individual e sim coletivo. A gente só vai estar “liberado” quanto tiver a imunidade coletiva”, concluiu ele.