Os representantes dos 12 clubes que participaram do Campeonato Mineiro do Módulo II estiveram presentes.

Mesmo com uma dívida de cerca de R$ 60 mil junto a Federação Mineira de Futebol, o Esporte Clube Mamoré conseguiu liberação para participar do Campeonato Mineiro do Módulo II de 2017. O arbitral que definiu as regras e as 12 equipes participantes foi realizado na tarde dessa terça-feira (06) na sede da FMF em Belo Horizonte.

Os representantes dos 12 clubes que participaram do Campeonato Mineiro do Módulo II de 2017 estiveram presentes e definiram as diretrizes para a competição da próxima temporada. O torneio terá a participação de Araxá, Boa Esporte, CAP Uberlândia, Mamoré, Formiga, Betinense, Guarani, CAP Patrocinense, Nacional, Social, Tupynambás e Uberaba. Sendo que o CAP Patrocinense conquistou a vaga deixada pelo Minas Boca, que encaminhou documento à Federação Mineira informando a decisão de não participar do torneio.

O sistema de disputa adotado será o mesmo que foi utilizado no Módulo II de 2016. Na primeira fase, as equipes serão dividas em dois grupos regionalizados, cada um com seis integrantes, realizando jogos de ida e volta. Classificam-se para o hexagonal final os três melhores clubes de cada chave. O último colocado de cada grupo será rebaixado à segunda divisão mineira. Na etapa decisiva da disputa, os dois times de melhor campanha sobem para o Módulo I do Campeonato Mineiro.

Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

Grupo A: Guarani, Nacional (Muriaé), Betinense, Social (Cel. Fabriciano), Tupynambás e Formiga.

Grupo B: Boa, Uberaba, Araxá, CAP Uberlândia, CAP Patrocinense e Mamoré.

A competição será disputada na categoria sub-24, com atletas nascidos até 1993. Será permito que cada equipe registre sete atletas com idade superior a definida no arbitral. Os clubes têm até a data que antecede a primeira rodada do hexagonal final para registrarem novos jogadores, com o limite de 30 atletas inscritos por equipe.

A bola rola para o Módulo II a partir de 18 de fevereiro. No dia 20 de maio será conhecido o grande campeão de 2017 e as duas novas equipes que farão parte da elite do mineiro em 2018.

Autor: Maurício Rocha