Os números da violência doméstica no município de Patos de Minas ainda assustam a população. Mesmo com a redução do percentual de ocorrências registradas, o cenário ainda é preocupante. Para se ter uma noção, a Polícia Militar registrou aproximadamente 6 ocorrências de violência doméstica por dia só nesse último mês de agosto na capital do milho.

De acordo com a Sargento Marra da Polícia Militar, ao todo foram registradas 177 ocorrências. 24 ocorrências a menos do que nesse mesmo mês do ano passado, ou seja, uma redução de aproximadamente 12%. Segundo ela o que contribuiu para essa redução foram as campanhas realizadas durante o Agosto Lilás onde foram realizadas 83 ações de prevenção que atingiram cerca de 1.612 pessoas.

Segundo a Psicóloga do Centro de Referência da Mulher, Cássia Nogueira, esse número e muito maior se considerarmos os casos em que as mulheres não denunciam a violência. Segundo ela, ainda existem muitas mulheres que ficam com medo de denunciar, que se sentem dependentes emocionalmente ou financeiramente do companheiro entre outros casos.

A Psicóloga ainda explicou que é preciso acabar com o relacionamento abusivo. “Não é necessário que chegue na violência física para se tomar uma atitude, começou um mero sinal de violência psicológica já é um start para se tomar alguma atitude” disse ela que ainda completou dizendo que “a mulher pode denunciar a qualquer momento, os outros tipos de violência são tão graves quanto a física”.