Mesmo com portaria do Governo Federal, determinando a retomada dos atendimentos presenciais nas agências do INSS, o órgão em Patos de Minas segue de portas fechadas e atendendo apenas perícias médicas. O restante dos serviços só pode ser feito de maneira on-line. O Patos Hoje recebeu uma reclamação de uma moradora e foi até o local conferir como estão sendo feitos os atendimentos.

De acordo com a portaria, publicada nessa quarta-feira (02) no Diário oficial da União, as agências do INSS deveriam retomar os atendimentos presenciais gradualmente, inclusive os atendimentos espontâneos, ou seja, atendimentos que são realizados na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento.

Na manhã desta quinta-feira (03), O Patos Hoje recebeu uma denúncia relatando que os atendimentos não foram retomados, contrariando a determinação da portaria. Uma leitora comentou, “meu pai foi até a agência e foi informado de que não havia atendente no local”. A partir disso, nossa reportagem esteve no local e, segundo um funcionário, a agência está funcionando apenas para perícia médica.

Para outros atendimentos, as pessoas precisam ir até ao INSS e retirar uma senha que dá acesso ao serviço da agência de maneira on-line. Ainda segundo o funcionário, não há previsão de retomar as atividades por completo. A porta da agência continua fechada e a entrada de pessoas controlada.