A fumaça e a fuligem das queimadas cobriu grande parte da cidade nesse final de semana.
A Campanha realizada pela Prefeitura, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Ministério Público para conter o grande número de queimadas em Patos de Minas ainda não surtiu o efeito desejado. Muitas pessoas continuam usando o fogo como ferramenta para limpeza de terrenos baldios. Nesse final de semana, o Corpo de Bombeiros teve trabalho para conter as chamas.

Os bombeiros foram acionados seis vezes para controlar queimadas em Patos de Minas só no sábado e no domingo. Os moradores das imediações do Jardim Panorâmico foram os mais prejudicados. O fogo no terreno baldio deixou o ar poluído e a fuligem provocada pelas chamas levou muita sujeira para dentro das casas.

Para tentar conter o grande número de queimadas nesta época mais seca do ano, foi implantada a campanha “Patos com mais vida”. A iniciativa do Ministério Público, Polícia Militar de Meio Ambiente, Prefeitura e Corpo de Bombeiros tem a missão de conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelas queimadas.

Diversas ações já foram realizadas, mas o resultado só será alcançado com a conscientização dos moradores. O primeiro passo é manter os lotes vagos limpos e cercados, não utilizar fogo para fazer a limpeza e denunciar sempre que presenciar uma pessoa fazendo queimada.

Autor: Farley Rocha