A intervenção do Ministério Público e a instalação de um novo espaço para a destinação de pneus velhos em Patos de Minas não foi suficiente para por fim à poluição no bairro Planalto. Moradores das imediações denunciam que algumas pessoas continuam jogando lixo no local e pedem providências.

O Ecoponto do bairro Planalto funcionou durante alguns anos. Entretanto, o acumulo de pneus em espaço aberto fez com que o local se tornasse alvo de frequentes denúncias.  O acumulo de água era uma ameaça para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o Ministério Público interveio determinando o fechamento do ecoponto.

Em maio deste ano, a Prefeitura assinou Convênio de cooperação mútua com a Lauret Pneus para a coleta dos pneus velhos. A empresa montou um ponto de coleta na avenida Rodrigo Castilho de Avelar, 935, no distrito Industrial I, as margens da BR-365, e desde então vem sendo responsável pela coleta deste material.

Entretanto, pessoas menos avisadas continuam descartando pneus velhos no antigo ecoponto. Como o local não está mais funcionando, o material é jogado do lado de fora e até na rua. Moradores das imediações registraram o desrespeito em fotos e encaminharam as imagens para o Patos Hoje. Eles querem que a Prefeitura faça a limpeza e fiscalize melhor o local e pede que as pessoas parem de jogar pneus velhos no local.

Para quem necessita do serviço de descarte de pneus, o telefone da Lauret Pneus é 34 3814-1314.

Autor: Maurício Rocha