O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais começa a implementar, nesta semana, novas ações de comunicação voltadas para eleitores e candidatos às eleições 2008. Serão distribuídas mensagens educativas para as emissoras de rádio de todo o Estado, com uma linguagem acessível ao grande público. Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Almeida Melo, “essas ações têm como objetivo o esclarecimento dos cidadãos sobre a captação ilícita de votos - fato que ensejou a cassação de vários prefeitos e vereadores eleitos em 2004 - e o uso irregular de recursos de campanha, práticas ainda bastante utilizadas em todo o País”. As mensagens foram enviadas aos juízes eleitorais de todo o Estado, que se encarregarão de solicitar às rádios locais a colaboração para a divulgação dos textos. O presidente do Tribunal também está estimulando os juízes eleitorais a promoverem palestras e reuniões com as comunidades locais, para a divulgação do “voto responsável” e do “voto com qualidade” para essas eleições.
Confira as mensagens encaminhadas às rádios de todo o Estado:
1. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Eleitor, fique de olho naqueles candidatos que o procuram somente no período de eleições querendo comprar o seu voto. Além do voto, eles querem comprar sua consciência e sua liberdade. Compra de voto é crime. Mostre o seu poder! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

2. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Eleitor, cuidado com aqueles candidatos que oferecem favores em troca do seu voto. Isso é conhecido como “compra de votos”, é considerado crime e pode dar cadeia! Não venda o seu voto e nem a sua consciência! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

3. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Atenção, eleitor! O candidato que obtém dinheiro sem assinar recibo eleitoral não merece a sua confiança! O uso do “caixa dois” pode causar a cassação do mandato do candidato! Fique de olho! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

4. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Eleitor, você sabe o que é caixa dois? “Caixa dois” é o dinheiro que o candidato consegue para fazer campanha, sem assinar recibo eleitoral. O candidato que age assim quer enganar a lei e o povo. Fique de olho! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

5. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Candidato e líder político: o dinheiro obtido do “caixa dois” pode provocar a cassação do mandato do candidato. Seja honesto com o eleitor e com a sua cidade. Faça uma campanha eleitoral limpa!

6. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Candidato e líder político: a compra de votos é crime, provoca a cassação do mandato e pode levar o infrator à cadeia! A sua dignidade vale mais. Não engane o eleitor. Jogue limpo!

7. Mensagem da Justiça Eleitoral:
Candidato e líder político: receber doações para campanha eleitoral é permitido por lei. Mas, cuidado! Obter dinheiro sem assinar recibo eleitoral pode provocar a cassação do mandato! Evite ser cassado! Jogue limpo com o eleitor!