Para melhorar a aprendizagem dos alunos todas as 3.920 escolas estaduais de Minas Gerais suspenderam as aulas, nesta terça-feira (1º), analisaram os resultados das avaliações educacionais e elaboraram o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). No próximo sábado (5), o PIP será apresentado aos pais e responsáveis dos estudantes.

Este é o segundo ano consecutivo em que professores, diretores e especialistas de todas as escolas estaduais se reúnem para analisar os boletins das avaliações de desempenho escolar e elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica com base nos resultados dos alunos. São analisados os resultados das avaliações estaduais – Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) e do Programa de Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização (Proalfa), realizadas por instituições externas ao sistema estadual (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais), disponibilizados no site da Secretaria de Educação (www.educacao.mg.gov.br).

Metas

Para os próximos anos, a Secretaria de Estado de Educação definiu três metas necessárias: garantia de que toda criança saiba ler e escrever até os oito anos de idade, elevação dos índices de aprendizagem e redução das diferenças regionais. A Secretaria de Estado de Educação apóia a elaboração dos planos de ação em cada etapa do trabalho para que os objetivos sejam alcançados e a escola faça a diferença. As três metas se resumem na busca de uma única: melhoria do desempenho do aluno, centro de todas as ações da SEE.

No próximo sábado (5), os pais e responsáveis devem ir às escolas onde seus filhos estudam para conhecer e discutir o plano pedagógico e contribuir com sugestões. “Todos devem estar atentos para a reunião com os pais. As metas e novas estratégias serão discutidas e apresentadas a todos. Também é importante para aumentar o laço de compromisso com os resultados das avaliações”, afirmou Vanessa Guimarães.