Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (21) em São Paulo, a 33ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso elegeu a empresa “DB” de Patos de Minas como o Melhor Café para Espresso do Cerrado Mineiro. O concurso representa uma das mais importantes iniciativas para a valorização da cafeicultura brasileira.

“Com mais de 40 anos de experiência, cultivando café nas fazendas localizadas em Patos de Minas, Fazenda Chuá e Varjão de Minas, Fazenda São João, a DB reafirma seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade na produção de café”, destacou a direção da empresa DB.

Este prêmio, organizado pela Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, destaca os esforços excepcionais e a dedicação dos cafeicultores brasileiros, especialmente aqueles que adotam práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis, incluindo técnicas de agricultura regenerativa. Dentre as 760 amostras inscritas de diversas regiões produtoras do país, a DB destacou-se pela qualidade superior do seu café, oriundo do reconhecido terroir do Cerrado Mineiro.

"A competição acirrada deste ano reflete o avanço contínuo e a paixão dos cafeicultores brasileiros pela excelência," disse o Dr. Aldir Alves Teixeira, presidente da Experimental Agrícola do Brasil Ltda e da Comissão Julgadora. A presença significativa de Minas Gerais entre os finalistas sublinha a importância da região como um pilar do café de qualidade no Brasil e no mundo.

Além da honraria de ser eleita o melhor café para espresso do Cerrado Mineiro, a DB está entre os três finalistas que irão representar o Brasil no prestigiado 9º Prêmio Ernesto Illy Internacional em Nova York, competindo pelo título de melhor café do mundo.

“Este reconhecimento é um tributo ao legado de mais de quatro décadas da DB na produção de café, sustentado por uma filosofia de respeito à terra e ao meio ambiente. A empresa expressa sua gratidão a toda a equipe, cujo trabalho árduo e paixão pelo café foram fundamentais para alcançar este sucesso notável”, concluiu.