Os patenses que caminham pela Rua Major Gote tiveram uma surpresa nos últimos dias. A direção do McDonald’s, em Patos de Minas, decidiu reconstruir a calçada que havia sido descaracterizada em 2012. O trabalho está praticamente concluído. A gerência da lanchonete informou que não tem autorização para conceder entrevista sobre a questão.
Em dezembro de 2012, inauguração do McDonald’s, a construtora retirara as pedras portuguesas que desenhavam espigas de milho na calçada e colocado concreto. Houve uma grande polêmica porque a calçada, construída com dinheiro público por uma artista plástica há cerca de 30 anos, estava inventariada para ser tombada pelo patrimônio histórico. Para amenizar a situação, a lanchonete havia pintado as espigas de milho no concreto, o que durou até a semana passada.
Agora, a calçada vai voltar a ser como antes. As pedras portugueses, umas de cor cinza claro e outras mais escuras, voltaram a desenhar espigas de milho, como acontece ao longo de grande parte da Rua Major Gote. Profissionais trabalham no local há cerca de 5 dias instalando as pedrinhas e a expectativa é de que tudo seja finalizado nesta terça-feira (28).
Os desenhos chamam a atenção de quem anda pela principal via da Capital do Milho. Além dos pés de milho, homens com balaios estão projetados nas calçadas dos dois lados da rua. A criação foi feita em mosaicos de pedras portuguesas, exaltando a história e a cultura da cidade, pela artista plástica Arminda Alves Gomes de Carvalho.
O Patos Hoje procurou a direção da lanchonete para esclarecer o motivo da reconstrução só agora, mas recebeu a resposta de que não estão autorizados para dar entrevista. No entanto, em conversa informal, tivemos a reposta de que foi mesmo uma decisão da direção do McDonald’s restaurar a calçada e não por imposição administrativa ou judicial.