Em nota emitida na noite dessa segunda-feira (24), a Prefeitura de Patos de Minas anunciou que está tomando medidas para conter o mau cheiro, que tem sido motivo de reclamação na cidade. A Administração Municipal também informou que fez acordo com uma empresa da cidade para que o processo de produção ocorra de forma mais adequada.
Segundo a nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente também foi comunicada. Veja a integra do comunicado:
“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, informa que tem acompanhado as reclamações quanto ao mau cheiro propagado na cidade nos últimos meses. A gestão municipal já tomou as medidas que estão ao seu alcance, dentre elas acionar o Governo de Minas Gerais. É da administração estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a responsabilidade de fiscalizar empreendimentos com potencial geração de odores.
A Semad-MG enviou representantes ao município no fim de março, oportunidade em que a empresa cuja atividade causa o odor foi inspecionada da chegada da matéria-prima até o tratamento final de efluentes. Segundo a secretaria, as ações de fiscalização ainda estão em curso, e o relatório será remetido ao município quando concluído. O empreendimento foi orientado a executar algumas medidas emergenciais para minimizar o problema de forma mais imediata.
Em ofício enviado à Diretoria de Meio Ambiente, a empresa (que é devidamente licenciada pelo órgão estadual) formalizou o compromisso de adotar medidas para melhorar o tratamento dos gases oriundos de seu processo produtivo. Essas ações serão efetivadas em até 180 dias, destacando-se entre elas: inclusão de novo aerocondensador, de novo lavador de gases para a linha dos moinhos, de câmaras frigoríficas em fornecedores (para melhor conservar a matéria-prima) e de caminhões refrigerados para a coleta de subproduto de peixe; alteração dos lavadores de gases para lavadores químicos; realização de novo estudo de vazão e concentração das partículas odoríferas.
A administração municipal reforça seu compromisso com a população de Patos de Minas e segue monitoramento o caso, apoiando todas as fiscalizações e ações tomadas pelos envolvidos na tentativa de sanar o problema”.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]