Depois de ter boa parte de sua área de vegetação queimada e exigir grande esforço do Corpo de Bombeiros, a Mata do Catingueiro voltou a pegar fogo nesta manhã. O tempo seco e os ventos que atingem Patos de Minas nesta manhã, contribuem para a propagação das chamas. Equipes de combate a incêndio já estão novamente no local.

A Mata do Catingueiro está sendo preparada para se transformar em um parque. A Prefeitura está realizando uma série de obras no local.

O tamanho do estrago


O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Municipal Mata do Catingueiro deixou um estrago difícil de ser reparado. Foram destruídos cerca de 20 mil m² da área florestal. Além de todo o efetivo de plantão do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal e brigadista aturam para controlar as chamas. Não se sabe o que teria provocado o fogo.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do 12º BBM, ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com as chamas na vegetação de superfície e incêndio na copa das árvores. Os bombeiros combateram as chamas com o uso de abafadores, sopradores, mochila costal e água através dos kit de combate a incêndio florestal (asf) e com o abt.

Os bombeiros estimaram que a área queimada seja de aproximadamente 20000 m², ou seja, 2 hectares, com vegetação rasteira, árvores grandes e pequenas. Para combater o fogo, uma força tarefa foi necessária. Com uma pá carregadeira, foi realizado, como prevenção, um aceiro entre a parte queimada e a não queimada, e a derrubada de uma árvore com fogo na parte superior que poderia cair e queimar outra área.

O Major Arthur fez contatos com o apoio da Prefeitura, sendo que Sargento Murilo e o Tenente Fernandes também fizeram contado solicitando apoio da administração municipal. No local, servidores da Prefeitura agilizaram o apoio para impedir que o fogo queimasse ainda mais. Um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira da Prefeitura ajudaram no combate às chamas. Teve apoio também de brigadista.

Nesta quinta-feira (20), uma grande nuvem de fumaça ficou sobre grande parte da cidade.